Gestão de Varejo

As mudanças que vem ocorrendo no varejo, que deixa de ter o foco nos produtos e passa a ter o foco na experiência de compras demanda novos processos de pensar o negócio e novo modelo de gestão que busca a interação com o consumidor por meio de serviços e produtos e não apenas a venda de produtos.

O binômio técnico localização-preço não é mais suficiente para a sobrevivência do negócio, o entendimento e atendimento do consumidor é que irá determinar o diferencial, já que produtos podem ser comprados das mais diversas formas.

O que leva o consumidor à loja não são os produtos é a própria loja.

Nesse contexto ganha importância não apenas a gestão operacional e o controle de inventário mas também a preparção e motivação das equipes das lojas que serão o ponto central da experiência de compras vivida pelo consumidor.

Podem ser desenvolvidas PALESTRAS de informação e conscientização do novo conceito do negócio e de sua influência na organização como um todo, TREINAMENTOS para as equipes das lojas e para os gestores operacionais e estratégicos das redes, e finalmente CONSULTORIA para desenvolver em conjunto com a empresa modelos de trabalho que implatem a cultura e a operacionalização da gestão operacional do varejo orientada pela experiência de compras dos consumidores.

 

A – ESCOLA DAS EQUIPES DE VAREJO

A escola busca contribuir com o desenvolvimento das equipes de varejo reduzindo o impacto do turnover da equipe, a necessidade de não ausentar-se da área de vendas e o processo de aprendizagem contínuo.

O principal objetivo é profissionalizar a equipe das lojas envolvendo de forma integrada toda a equipe (vendedores, supervisores, gerentes), mantendo um processo de treinamento contínuo para todos os funcionários independentemente do tempo de casa e início do trabalho garantindo que todos adquiram o mesmo conhecimento e motivar a aplicação no dia a dia o que foi apresentado no treinamento.

O treinamento é à distância e pode ser feito na própria loja a qualquer hora através da plataforma de ensino. É formado por aulas sequenciais de 20 minutos que devem ser feitas a cada duas semanas. O programa é desenvolvido em uma trilha de aprendizagem que compreende a evolução dos vários níveis totalizando 7 anos de ensino programados e estruturados a partir da admissão do funcionário.

O treinamento passa a ser um processo contínuo que ocorre naturalmente e pode ser acompanhado por meio da evolução do profissional.

Este modelo permite ainda a implantação de um plano de carreira e é fator de motivação do funcionário melhorando o seu tempo de fixação na empresa.

 

B – GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DE COMPRAS E RESULTADOS

A gestão de varejo tem que mudar seu foco do binomio preço e produto para a gestão da experiência de compras dos clientes. Essa orientação deve permear todas as atividades do negócio, partindo de sua proposta de valor aos clientes, passando pela gestão do ambiente e dos produtos e abrangendo a produtividade da equipe de vendas.

O projeto deve ser realizado a partir da discussão da proposta de valor da empresa e por meio de avaliações da situação atual da empresa estabelecer um plano de implantação do novo modelo de gestão abrangendo as áreas de :

– Clientes (atração, atendimento e experiência de compras),

– Áreas físicas, layout, exposição e merchandising

– Gestão de Portfólio de Produtos e Inventário

– Gestão de Equipe de Vendas

– Gestão financeira e de Controles e Indicadores de Desempenho.

– Estabelecimento de padrões e sistemas de trabalho que garantam a continuidade do que foi implantado.

O projeto é desenvolvido em conjunto com a equipe local,  estabelecendo os processos de aprendizagem e implantação de acordo com a cultura e capacidade da empresa e garantindo que o conhecimento e modelos desenvolvidos sejam perpetuados na organização.

 

C- SISTEMA DE GESTÃO DA EFICÁCIA DA EQUIPE DE VENDAS NO VAREJO

Desenvolvimento de um sistema de coleta e gestão de uma base de dados que identifica e qualifica o trabalho de atendimento da equipe de vendas e que permite uma avaliação comparativa do desempenho dos vendedores e de sua contribuiçào e influência no resultado do faturamento.

Estas informações permitem identificar:

– a frequência de visitas ao ponto de venda

– os resultados obtidos com os atendimentos dos vendedores

A partir destas informações se estabelece um sistema de gestão quantitativa da loja em geral e da equipe de vendas em particular o que permite alocar os recursos de forma efetiva e medir os resultados obtidos.