Trade Marketing

O conceito de TRADE MARKETING tem se tornado cada vez mais amplo e abrangente, de tal forma que as empresas de produtos de consumo se sentem obrigadas a tê-lo como orientador dos negócios, particularmente no ambiente do ponto de venda.

As estratégias de marketing e de produtos devem necessariamente entender as particularidades e os desafios de ocupar os espaços no ponto de venda e essa discussão deve ser travada no nível estratégico da organização.

Antes de mais nada é preciso desenvolver a cultura de Trade Marketing na empresa e daí sim derivar o Departamento definindo sua abrangência, suas interações e responsabilidades.

Podem ser desenvolvidas PALESTRAS de informação e conscientização do conceito e de sua influência na organização como um todo, TREINAMENTOS para a equipe de Trade, Marketing e Vendas de tal forma que se apliquem as ferramentas necessárias para a integração dos objetivos desses setores com o Trade Marketing e finalmente CONSULTORIA para desenvolver em conjunto com a empresa modelos de trabalho que implatem a cultura e o departamento de Trade na organização.

SISTEMA DE IMPLANTAÇÃO DO CONCEITO DE TRADE MARKETING NA GESTÃO DA EMPRESA
O trade marketing é antes de tudo um conceito que deve orientar todas as atividades de gestão comercial da empresa.

O projeto considera o desenvolvimento de um modelo de gestão comercial que tenha o conceito de Trade Marketing como orientação geral e que seja aplicado às atividades de marketing e vendas gerando a partir dessa interação o modelo do departamento de Trade Marketing.

Estabelece-se uma análise das atividades de Marketing e Vendas e das interações com os clientes como base para desenvolver a cultura de Trade Marketing na organização e a formatação do departamento estabelecendo as interações entre marketing e vendas e definindo as atividades, responsabilidades e indicadores de desempenho de cada atividade.